Mídia

Pericoronarite! Causas, sintomas e tratamentos

Nada pode causar mais dor e desconforto que do que a inflamação gengival conhecida como Pericoronarite. Em nosso blog desta semana vamos explicar um pouco mais sobre esse problema que além de comum, atinge grande parte da população.

 

Pericoronarite, o que é?

A Pericoronarite é uma inflamação que afeta os tecidos moles que recobrem a coroa de um, ou mais dentes. A maioria dos casos, se apresenta nos dentes do siso ou terceiro molares, principalmente os inferiores.

A inflamação pode ser passageira ou evoluir para uma infecção pericoronária, em casos mais graves de infecções por bactérias.

 

Causas

A inflamação pode ser decorrente de um nascimento de um dente ou também pelo acúmulo de alimentos entre a mucosa e o dente que está tentando nascer. Em alguns casos a infecção também acontece quando o dente superior fere a região inferior no processo mastigatório.

 

Principais Sintomas

  • Dor local (principalmente na gengiva)
  • Inchaço e inflamação gengival
  • Mau-hálito
  • Sangramento gengival
  • Dificuldade para mastigar
  • Presença de pus na área inflamada
  • Dor difundida para o ouvido, cabeça e também para a garganta (em casos mais avançados)

Tratamento

Após diagnosticada, a Pericoronarite tem o seu tratamento de acordo com a gravidade da inflamação. Em casos passageiros o comum é a prescrição de analgésicos e antiinflamatórios para o alívio da dor.

Alguns dentistas podem optar por analgésicos específicos de aplicação direta, ou, pela prescrição de antibióticos em casos mais avançados.

Além das soluções farmacêuticas, alguns procedimentos cirúrgicos podem evitar o problema a longo prazo. As recomendações podem ser por meio da Gengivectomia (procedimento que remove a gengiva em excesso) ou a extração dentária (em caso de infecção ao redor dos dentes do siso). Vale ressaltar que ambas devem ser indicadas por um profissional.

 

E você? Sofre com esse problema? Agende hoje mesmo uma avaliação e cuide de sua saúde bucal.

Agende sua avaliação

Consulte nossos profissionais e saiba como ter um sorriso perfeito em até 3 dias!