Dente do siso: sintomas e tratamentos

Os dentes do siso são os dentes que compõe o último molar localizado no canto de cada boca e têm surgimento tardio.

No total, eles são formados por quatro dentes do siso e, em alguns casos, não há espaço o suficiente para o crescimento, o que entorta os outros dentes ou, até mesmo, causa dores e incômodos.

Geralmente, o dente do siso costuma a aparecer no final da adolescência e início da vida adulta, entre os 16 e 20 anos. No entanto, há registro de pessoas que nascem sem esses dentes.

Porque algumas pessoas precisam tirar o dente do siso

Quando não há espaço suficiente na arcada dental ou o dente se encontra em posição horizontal, é comum que o dente do siso não apareça.

Caso isso aconteça, a pressão do crescimento do dente errado causa vários problemas, principalmente, dores e o paciente pode até mesmo perder outros dentes ou desenvolver problemas de lesões císticas.

As pessoas que têm a erupção parcial do dente do siso podem, também, precisar de cirurgia bucal para removê-lo, já que o aparecimento do dente pode causar dores, edemas, irritação local e inflamação na gengiva.

Sintomas que indicam que é preciso remover o siso

Quando os dentes do siso começam a nascer é natural sentir certo incômodo e inchaço, ainda assim, depois que os dentes aparecerem esses sintomas devem desaparecer.

Quando esses sintomas continuam é um sinal de que será preciso remover o siso.

Dentre outros sintomas mais recorrentes estão:

  • Dores de cabeça frequentes;
  • Inflamação e infecção constante das gengivas, a chamada gengivite;
  • Dificuldade para realizar a escovação do dente do siso, resultando no aparecimento de placa bacteriana;
  • Aparecimento de dentes tortos, indicando que o siso está empurrando a arcada para ganhar espaço;
  • Dor e inchaço recorrente da região em que dos dentes do siso;
  • Doença ou lesão periodontal;

Quais tratamentos são indicados para problemas com o dente do siso

Na grande maioria das vezes, quando os sintomas que indicam problemas com o dente do siso começam a aparecer, os dentistas recomendam a cirurgia para remoção dos dentes como forma de garantir a saúde bucal.

A extração é rápida e ocorre no consultório de um cirurgião dentista. Pode ser feito o uso de anestesia geral ou local e após a cirurgia o dentista poderá pedir ao paciente que morda um pedaço de gaze por aproximadamente meia hora com o intuito de prevenir e estancar sangramentos.

Como funciona o pós-operatório

Nos primeiros dias, é normal sentir um pouco de dor e notar inchaço na região em que se encontravam os dentes do siso. Esses sintomas deverão desaparecer naturalmente.

Os cuidados após a realização da cirurgia irão garantir a recuperação e também a saúde bucal do paciente.

No primeiro dia é indicado fazer compressas de gelo para aliviar a dor e o inchaço, substituindo por compressas mornas nos próximos dias.

Em relação a alimentação, os alimentos gelados provavelmente serão recomendados pelo dentista. Apostar em uma dieta líquida e pastosa pode ajudar nessa primeira etapa.

A limpeza dos dentes deve ser ainda mais minuciosa, no entanto é preciso cuidado e o ideal é apostar numa escova macia e em movimentos suaves. Alguns dentistas podem recomendar que o paciente enxague a boca após cada refeição, para manter o local da cirurgia limpo e livre de restos de alimentos.

As bebidas alcoólicas e o cigarro são proibidos durante o pós-operatório e é preciso retornar ao consultório do dentista uma semana após a cirurgia.

Porque algumas pessoas nascem sem os dentes do siso

Acredita-se que o desaparecimento dos dentes do siso em algumas pessoas esteja relacionado com a evolução da espécie humana.

Como envolve um dente que quase não é utilizado e a arcada humana diminuiu, algumas pessoas já estão nascendo sem ele.

A tendência ao longo dos anos é que o dente do siso desapareça.

Siga nossas redes sociais:

Facebook

Instagram

Quem leu este artigo leu também:

Abscessos Dentários
Os benefícios da Carga Imediata
O que você precisa saber antes de fazer um Implante Dentário
5 dicas para limpar o seu aparelho com mais facilidade
Cuidados após a extração do siso
Peri-implantite: conheça a inflamação que pode acontecer após o implante

O que são as Coroas Metal-Free?
10 motivos para visitar o dentista regularmente